Oficina de animação em ‘stop motion’ tem inscrições abertas em Salvador

Author

Discussion Nenhum Comentário

Tags

stop_motion_cintia_mariaEstão abertas as inscrições para oficina gratuita de animação em ‘stop motion’ em Salvador. A oficina é gratuita e direcionada para jovens a partir de 16 anos. A atividade faz parte da programação do Núcleo Baiano de Stop Motion e as inscrições seguem até a sexta-feira (4).

“Esta é uma ação do Núcleo Baiano de Animação Stop Motion (NUBAS), voltado para a formação de jovens animadores para suprir o mercado em franca expansão na Bahia e no Brasil”, afirmou Jamile Coelho, diretora do filme.

A oficina está programada para ocorrer entre os dias 5 e 6 de dezembro – das 10 às 16h – ministrada pelas diretoras do filme Órun Àiyé: a Criação do Mundo, premiado recentemente no Festival Internacional Brasil Stop Motion em Recife. O filme recebeu o prêmio na categoria Novos Talentos do V Festival Internacional Brasil Stop Motion, diretores renomados de todo o mundo, a exemplo de Adam Elliot (Mary e Max – Uma Amizade Diferente) também participaram do festival.

“Com o NUBAS nós queremos que estes jovens se identifiquem com o stop motion e possam criar suas animações, contando suas histórias, seus legados culturais. Faremos oficinas em Terreiros, envolvendo mais jovens e crianças, de diferentes nações religiosas, de modo a difundir esta técnica de animação e fortalecer suas histórias”, frisou Cintia Maria.

A oficina abordará todas as etapas de produção de uma animação em stop motion, entre outros tópicos, análise e criação de roteiro, realização de story board, produção animação de objetos e edição de imagem e som. Durante as atividades os participantes produzirão um curta-metragem. O evento acontecerá no Instituto Mídia Étnica (Rua Areal de Baixo, 6, Dois de Julho).

Para os interessados em participar da oficina, as inscrições serão feitas online através de formulário no site do filme (www.orunfilme.com.br) ou Facebook (www.facebook.com/OrunFilme).

Essa oficina é uma ação do Núcleo Baianos de Animação em Stop Motion (Nubas) em parceria com o Instituto Mídia Étnica e Estandarte Produções, contrapartida da formação do Coletivo Tarja Preta no Edital de Intercâmbio 2015, realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic).

Sobre o filme – O mito da criação do universo será contado pela técnica do stop motion no curta ÒRUN ÀIYÉ, uma realização da Estandarte Produções, produtora baiana que reuniu um time de renomados profissionais para dar vida à animação inédita, produzida em Salvador e Camaçari. O curta traz a trajetória de Oxalá para cumprir sua missão junto a outras divindades, em uma envolvente narração de 12 minutos, carregada de simbolismos da cultura afro-brasileira. A animação é inclusiva e, por meio de recursos como audiodescrição, subtitulação e janela de Libras, estará disponível para o público surdo e cego, além de estar em mais seis línguas – português, inglês, francês, espanhol, yorubá e Língua Brasileira de Sinais.

— Posted on 29 de junho de 2016 at 23:19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *