Journal

Terreiro baiano recebe oficina gratuita de animação em stop motion

Crianças e jovens tem a oportunidade de criar seus próprios curtas e aprender sobre a técnica

arte-axe-gezubunApós dois meses de realizações de atividades gratuitas em terreiros baianos, a Òrun Àiyé: Oficina de Stop Motion volta a acontecer em Salvador no próximo domingo, 9, no Ilê Axé Gezebun, em Tancredo Neves. A aula, que acontecerá das 14h às 17h, será ministrada pelas cineastas Jamile Coelho e Cíntia Maria, que produziram e dirigiram Òrun Àiyé: a Criação do Mundo, reexibido recentemente da sala Walter da Silveira, em Salvador e premiado no Festival Largo Film Awards, em Genebra, na Suíça.

Voltada para jovens e crianças a atividade pretende, de acordo com Jamile Coelho, casar técnica cinematográfica e vivência religiosa, ligada a ancestralidade. “Nós procuramos repassar para nossos estudantes como o stop motion pode ser útil para eles. Não é fácil como pode parecer, mas é possível e nós acreditamos que todos tenham capacidade para desenvolver e, talvez, se profissionalizarem na área”, contou.
A atividade já passou por sete terreiros sempre buscando desenvolver nos participantes o olhar sensível do stop motion e a autonomia para futuros projetos. Esta iniciativa faz parte da programação do Núcleo Baiano de Animação em Stop Motion (NUBAS) através do edital Arte em Toda Parte III Edição com apoio da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), da Fundação Gregório de Matos (FGM) e da Prefeitura de Salvador.

Serviço:
O que: Oficina de animação em Stop Motion
Onde: Terreiro Ilê Axé Gezebun – Ed. Rua Manoel Rufino, 20. E – Vila São Lázaro – Tancredo Neves/ Beiru.
Referência: Próximo a entrada de Arenoso
Horário: 14h às 17h Quanto: Gratuito

Write A Comment