Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion traz diretora premiada para ministrar curso de cinema na Bahia

Um mergulho no universo visual do cinema e nas técnicas que envolvem o trabalho de um diretor de arte é o objetivo do curso promovido, neste mês de setembro, pelo Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion (NUBAS). A oficina Direção de Arte Cinematográfica, realizada nos próximos dias 4, 5 e 6, às 14hs, no Espaço Nubas do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), será ministrada por Vera Hamburger. Graduada em Arquitetura e com mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), Vera foi a responsável pela direção de arte de filmes como “Carandiru”, do diretor Héctor Babenco, além de programas televisivos e o episódio da série Black Mirror, gravado no Brasil. 

Vera Hamburguer atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições. Como diretora de arte e cenógrafa também já trabalhou ao lado de cineastas consagrados, a exemplo de Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. O curso faz parte da primeira etapa do projeto Labcine, cujo objetivo é democratizar o acesso à formação profissional em diversas áreas do setor audiovisual na Bahia. 

A iniciativa, pensada como uma nova possibilidade para transmitir e aprofundar conhecimentos, vai desenvolver pesquisas e produzir conteúdo audiovisual na Bahia. O Labcine marca o lançamento do NUBAS, que é o primeiro estúdio-escola de animação da Bahia e será um espaço de debate, reflexão e de intercâmbio entre artistas, agentes culturais e público em geral. O objetivo é formar profissionais capacitados fora do eixo Rio/São Paulo, descentralizando o conhecimento e fortalecendo as políticas públicas em favor do cinema de animação, tecnologias imersivas e games.

As inscrições dos cursos podem ser feitas através do site do NUBAS na internet, no endereço www.nubas.com.br. Esse projeto é uma realização do Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion e Estandarte Produções com correalização do Sebrae/Ba. Com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB vinculada a Secretaria de Tecnologia e Inovação e Governo da Bahia – , através do Edital 008/2016 – SUBVENÇÃO ECONÔMICA/PAPPE INTEGRAÇÃO, lançado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, por intermédio da Finep. E apoio institucional do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira  – Muncab.

— Posted on 31 de agosto de 2019 at 10:36

Comments (3)

  1. Ana Carolina Reply

    2 de setembro de 2019 at 22:01

    Boa noite.

    Como faço para me inscrever?

    Atenciosamente

    1. admin Reply

      4 de setembro de 2019 at 17:12

      Olá, Ana Carolina. Boa tarde! Tudo bem?

      As vagas para o curso encerram muito rápido, mas acompanhe as novidades em nossas redes sociais e para maiores informações sobre os cursos na aba “cursos”, segue o link: http://nubas.com.br/depoimentos/labcine/

      Até breve!

  2. Luiz Reply

    3 de setembro de 2019 at 22:00

    Olá Turma,
    Ouvi no rádio o anúncio dos cursos de vocês e vendo o site achei os projetos bem legais! Não tenho interesse em realizar o curso, mas possuo um projeto e acho que vocês poderiam produzir algo para ajudar na divulgação. Vamos bater um papo pessoalmente? Caso marquem na sede de vocês, seria legal contar com acesso à internet para demonstrar alguns conteúdos.
    Obrigado e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *