Técnicas e novas ferramentas para filmes de animação em curso do Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion

GUTO_BRExercícios práticos com as técnicas do cinema de animação e todo conhecimento necessário para domínio da ferramenta Thumbnail. Esta é a proposta do curso Storyboard, pensando com thumbnail, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de setembro, às 14hs, e será ministrado por Guto BR, ganhador dos prêmios de Melhor Animação Brasileira e Melhor Animação Documental pelo curta-metragem “Sangro”, no festival Anima Mundi. A oficina é realizada pelo Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion e vai acontecer no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab).
Guto BR é formado em Design de Animação e já trabalhou como supervisor de storyboard em diversas séries de TV e no longa, ainda em produção, “Viajantes do Bosque Encantado”, de Alê Abreu. Guto BR, que já teve dois filmes selecionados para o Festiva de Annecy, na França, é atualmente o presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Para quem pensa em produzir o seu próprio filme de animação, esta é uma oportunidade de aprender com profissionais reconhecidos no mercado brasileiro e internacional.
Segundo Guto, o Thumbnail é o primeiro passo e a síntese de tudo que virá a seguir no storyboard e no filme. Com ele, é possível visualizar de forma rápida a história na escala macro e mensurar com precisão o trabalho pela frente. Fazê-lo com eficiência garante não só um melhor resultado final como também um melhor andamento para o trabalho do próprio artista de board, antecipando a conversa com diretor e possíveis alterações de narrativa, ritmo, enquadramento e até ações específicas.
O curso faz parte da primeira etapa do projeto Labcine, que tem por objetivo democratizar o acesso à formação profissional em diversas áreas do setor audiovisual na Bahia. A iniciativa, pensada como uma nova possibilidade para transmitir e aprofundar conhecimentos, vai desenvolver pesquisas e produzir conteúdo audiovisual na Bahia. O Labcine marca o lançamento do NUBAS, que é o primeiro estúdio-escola de animação da Bahia e, ao longo de 12 meses, será um espaço de debate, reflexão e de intercâmbio entre artistas, agentes culturais e público em geral. O objetivo é formar profissionais capacitados fora do eixo Rio/São Paulo, descentralizando o conhecimento e fortalecendo as políticas públicas em favor do cinema de animação, tecnologias imersivas e games.
As inscrições para o curso podem ser feitas através do site do NUBAS na internet, no endereço www.nubas.com.br. O projeto é uma realização do Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, por intermédio da Finep e Sebrae/Ba. A iniciativa conta ainda com apoio institucional da Estandarte Produções e do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab).

— Posted on 3 de setembro de 2019 at 09:23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *