Direção de Arte Cinematográfica, uma introdução com Vera Hambúrguer

Através de três aulas expositivas, contextualiza a direção de arte no fazer cinematográfico contemporâneo. Discute detalhadamente a participação de cada área do departamento de direção artística – cenografia, figurino, maquiagem e efeitos especiais – como elementos da linguagem espaço visual. Expõe a estrutura geral da criação ressaltando o aspecto coletivo e colaborativo de realização.

Conteúdo programático:
AULA 1: O que é direção de arte, método e recursos de linguagem
AULA 2: estudo de caso 1: Castelo Rá-tim-bum , o filme
AULA 3: estudo de caso 2 : Não por acaso

Mini bio – Vera Hambúrguer 

VERA_HAMBURGERVera Hamburger é arquiteta formada pela FAU USP – 1989, mestre em Artes Cênicas pela ECA USP – 2014, com a dissertação “O desenho do espaço cênico: da experiência vivencial à forma”. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na FAU USP. Diretora de arte, cenógrafa e curadora atua nas áreas de cinema, teatro e exposições desde 1985, tendo colaborado em obras fundamentais da produção cinematográfica do país e reunindo premiações em todas as áreas em que atuou.

Em paralelo, dedica-se à atividade de pesquisa e ensino sobre o mesmo campo. É autora do livro Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro – Edições SESC/SENAC, 2014 – contemplado pelo Prêmio Jabuti 2015 – e curadora do site Flávio Império<www.flavioimperio.com.br>, publicado em 2015. Coordena e ministra cursos sobre direção de arte em Universidades, cursos livres e eventos culturais. Nesse contexto, criou e desenvolve o Laboratório Fronteiras Permeáveis, experiência realizada em diversos territórios, das quais destacam-se: 12ª Quadrienal de Cenografia de Praga (Rep. Tcheca, 2011); optativa livre (CTR-ECA-USP, 2013); residência artística Vila Itororó (edital ProAC Artes Integradas – 2015).

 

  • Direção de Arte Cinematográfica, com Vera Hamburger
    • Quando: 4, 5 e 6/09, às 14h
    • Onde: Espaço Nubas, no Muncab – Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Rua das Vassouras, s/n, Praça da Sé)
    • Quanto:  R$ 150,00 – promoção R$ 120 (primeiro lote até 23/08)
    • 15 vagas sendo 5 bolsas

 

Botao_bolsa_de_estudo_NUBAS        botao_matricule_se_ja_nubas

 

 

Logo Lab Cine-JPG

O LabCine foi criado para transmitir e aprofundar conhecimentos, desenvolvendo pesquisas e produzindo conteúdo para o audiovisual baiano. O LabCine é um projeto do Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion (NUBAS), vinculado a Estandarte Produções, que visa democratizar o acesso a formação nas diversas áreas de conhecimento do audiovisual com foco em animação e games.

Esse projeto é uma realização do Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion e Estandarte Produções com co-realização do Sebrae/Ba. Essa ação tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB vinculada a Secretaria de Tecnologia e Inovação e Governo da Bahia – , através do Edital 008/2016 – SUBVENÇÃO ECONÔMICA/PAPPE INTEGRAÇÃO, lançado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, por intermédio da Finep. Essa iniciativa ainda conta com o apoio institucional do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira  – Muncab.

MARCAS EM BAIXA